Os cuidados que o consumidor deve ter nas compras pela internet
Pesquisa realizada em 2019 pela renomada empresa de consultoria e auditoria
PricewaterhouseCoopers (PwC) revelou a expansão no número de brasileiros que
realizam compras por meio da internet. Conforme apontam os dados, 50% dos
brasileiros afirmam realizar ao menos uma compra mensal usando o aparelho
celular, ao passo que, no mesmo período, 59% realizam compras por meio de
computadores e 29% via tablet.
Realmente a facilidade que o consumidor vive no mundo digital para realizar
suas compras é altamente benéfica, mas preocupante.
Nos últimos 12 meses, 12 milhões de brasileiros relatam que sofreram algum tipo
de golpe financeiro pela internet, conforme aponta a pesquisa da Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil). Este número equivale a 46% das pessoas que navegam na internet!
Os golpes mais comuns são: o não recebimento do produto comprado, cartão de
crédito e débito clonado, ou compra de um produto ou serviço diferente das
informações especificadas pelo vendedor.
Assim, preocupe-se em antes de realizar a compra e informar os seus dados e o
do cartão de crédito, procure saber a credibilidade do site para evitar cair em
golpes e fraudes. Olhe se na página (geralmente no final, lá embaixo) há o
número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço
virtual começa com “https”.
Não deixe de verificar a reputação do site em buscadores. Com uma pesquisa
rápida na internet é possível observar o que as pessoas estão comentando, se já
foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança, etc.
Se você for baixar um aplicativo, nunca o faça por meio de links recebidos em
serviços de mensagens. Ao se cadastrar em sites ou aplicativos de vendas crie
uma senha de login forte, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e
caracteres especiais.