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Os cuidados que o consumidor deve ter nas compras pela internet

Pesquisa realizada em 2019 pela renomada empresa de consultoria e auditoria

PricewaterhouseCoopers (PwC) revelou a expansão no número de brasileiros que

realizam compras por meio da internet. Conforme apontam os dados, 50% dos

brasileiros afirmam realizar ao menos uma compra mensal usando o aparelho

celular, ao passo que, no mesmo período, 59% realizam compras por meio de

computadores e 29% via tablet.


Realmente a facilidade que o consumidor vive no mundo digital para realizar

suas compras é altamente benéfica, mas preocupante.


Nos últimos 12 meses, 12 milhões de brasileiros relatam que sofreram algum tipo

de golpe financeiro pela internet, conforme aponta a pesquisa da Confederação

Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito

(SPC Brasil). Este número equivale a 46% das pessoas que navegam na internet!

Os golpes mais comuns são: o não recebimento do produto comprado, cartão de

crédito e débito clonado, ou compra de um produto ou serviço diferente das

informações especificadas pelo vendedor.


Assim, preocupe-se em antes de realizar a compra e informar os seus dados e o

do cartão de crédito, procure saber a credibilidade do site para evitar cair em

golpes e fraudes. Olhe se na página (geralmente no final, lá embaixo) há o

número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço

virtual começa com “https”.


Não deixe de verificar a reputação do site em buscadores. Com uma pesquisa

rápida na internet é possível observar o que as pessoas estão comentando, se já

foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança, etc.

Se você for baixar um aplicativo, nunca o faça por meio de links recebidos em

serviços de mensagens. Ao se cadastrar em sites ou aplicativos de vendas crie

uma senha de login forte, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e

caracteres especiais.

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